Paraíba registra aumento de 46% no número de acidentes de trânsito nas rodovias do estado

O número de acidentes de trânsito nas rodovias da Paraíba, cresceu 46% entre 2023 e 2024. De acordo com os dados do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN-PB, o número de ocorrências saltou de 1499 para 2192. A imprudência e o excesso de velocidade estão entre os maiores causadores dos acidentes, que na capital João Pessoa, bateu a casa dos 670 registros.

O superintendente executivo da PRF-PB, Jeová Querino, destacou a imprudência como principal causa, com destaque para excesso de velocidade e desrespeito à sinalização e enfatizou que o comportamento dos motoristas é crucial. “O trânsito é um ambiente coletivo. Se houver mudança de comportamento e respeito às normas, teremos um trânsito mais seguro”, afirmou.

Houve ainda um aumento expressivo no número de infrações de trânsito no mesmo período, passando de 77.400 em 2023 para 109.673 no ano passado. No Hospital de Traumas de João Pessoa, o aumento foi no número de atendimento aos pacientes vítimas de acidentes de moto, que subiu 12%, registrando um número de quase 10 mil atendimentos.

O subcomandante do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), Major Edmilson Castro, demonstrou preocupação com os índices. “Diariamente, nós estamos na rua e não com o objetivo de aplicar multas, mas para preservar vidas e oferecer ao cidadão um trânsito mais seguro”, declarou.